As crianças e os adolescentes são protegidos por direitos fundamentais descritos no estatuto da Criança e do adolescente (ECA).
Às crianças são garantidos o direito à saúde, ao bem-estar, à educação, à liberdade, à dignidade e ao convívio social e familiar.

A expressão real destes direitos deve ser alcançada por meio do esforço de todos: pais, família, escola, estado.
Projetos desenvolvidos pela sociedade civil, como o da Associação Alegro, no Paraná, são também iniciativas que efetivam tais direitos.

O resgate pela música

A associação Alegro propõe uma forma diferente de incentivar a emancipação social de crianças e jovens que vivem em situação de risco no Paraná. Por meio do ensino da música erudita, desperta talentos e amplia os horizontes dos jovens estudantes.
São sete núcleos interligados que recebem o apoio da associação, que funciona como um grande guarda-chuva.
O trabalho da associação atende crianças e jovens. Com três anos de atividades, conta com a parceria de empresas, como o escritório Rego Barros Associados, que auxiliou na elaboração do estatuto e representa a associação judicialmente.

O desenvolvimento dos direitos das crianças é papel da sociedade como um todo. E a soma de esforços em benefício das crianças é fundamental para que os direitos que as protegem sejam efetivados.

 

Dia 12 de outubro, dia das crianças.